quinta-feira, 26 de julho de 2012

Rivellino, o Reizinho do Parque

Hoje iremos falar sobre o melhor jogador que o Corinthians formou e teve, Roberto Rivellino. Apesar de seu excepcional futebol, além de torneios menores, Rivellino venceu apenas um Rio-São Paulo em 1966 dividido com 3 outras equipes. Peço muito enfaticamente que vejam o vídeo abaixo e constatem sozinhos a qualidade de Riva (como era chamado pela torcida do Fluminense).

Este incrível vídeo, é a melhor compilação de Rivellino que eu vi até hoje. Recomendo a todos que assistam, vejam o altíssimo nível técnico do gênio criador do elástico.                    

Entre 1954 e 1977 o Corinthians ficou 23 anos sem ganhar um Campeonato de grande expressão. No meio dessa turbulência, surge o maior jogador da história da equipe: Roberto Rivellino. 
Em 1965, Rivellino é alçado ao time profissional do Corinthians. Teria 19 anos e com sua técnica para driblar, passar e chutar consegue rapidamente virar titular e posteriormente se tornar o principal jogador da equipe, adquirindo o apelido Reizinho do Parque. Ainda em 1965 já é convocado para a seleção brasileira.
Em 1968 após receber uma caneta do Reizinho do Parque o lendário Franz Beckenbauer diria:
“Vim ao Brasil na esperança de ver o Rei Pelé, mas vi Rivellino, que jogador!”.
Apesar de receber esse tipo de reconhecimento e ser inquestionavelmente um dos melhores jogadores do país, Rivellino não conseguia a titularidade na Seleção Brasileira. O grande "culpado" disso era o já firmado meia Gérson com quem disputava posição. A Copa do Mundo de 1970 estava se aproximando e Rivellino recebeu uma oportunidade para jogar como titular pela seleção, mas não na sua posição de meia. O Reizinho do Parque foi escalado como ponta-esquerda, mas isso não foi um problema. Rivellino marcou o gol da vitória do Brasil e foi muito elogiado por sua atuação.
O técnico Zagallo então, promoveu Rivellino ao time titular, e ele passou a jogar como ponta-esquerda, a não ser nos momentos em que Gérson não estava jogando, quando o Reizinho do Parque voltava à sua posição de origem, o meio campo. Como tudo no time de 70, isso funcionou muito bem e Rivellino entrou para a seleção do torneio na Copa do Mundo de 1970. Os mexicanos, impressionados com a precisão e força de seus chutes, o apelidaram de "Patada Atômica" (chute atômico).

Compilação das jogadas de Rivellino na estréia do Brasil na Copa de 1970, marcando um golaço e empatando o jogo.

Jogadas de Rivellino no segundo jogo do Brasil. Esse jogo ficou muito famoso por causa da feita por Gordon Banks em cabeçada de Pelé e por causa do desarme de Bobby Moore em Jairzinho (conhecido como desarme perfeito). O Brasil venceu por 1 a 0, gol de Jairzinho.

Infelizmente não consegui encontrar compilação com as jogadas de Rivelino nessa partida. Ficam aqui os gols da partida, incluindo o primeiro, marcado pelo Reizinho do Parque.

Alguns lances de Brasil 3x1 Uruguai pela Copa de 1970, incluindo o terceiro gol, que sacramentou a vaga do Brasil na final, em mais um chute de fora de Rivelino.

Gol de Pelé na final, com assistência de Rivellino.

Elástico de Rivellino na final contra a Itália. Primeiro elástico "famoso" da história.

Se com a seleção o sucesso era grande, no Corinthians o jejum de títulos continuava apesar de suas grandes atuações. Se arrastaria até o ano de 1974, quando o Corinthians chega na final para enfrentar o Palmeiras. Tecnicamente o jogo foi horrível e o Palmeiras venceu. Pior do que a continuação do jejum, Rivellino, considerado culpado pelo resultado, saiu do Corinthians após marcar 141 gols e se transfere ao Fluminense.

Rivellino fala sobre sua saída do Corinthians. Clique AQUI para uma compilação de Riva no timão.


                Gols da vitória do Fluminense por 4 a 1 contra o Corinthians, na estréia de Rivellino, que marcou 3 gols, incluindo um de cobertura.

No Fluminense Rivellino jogou em uma equipe genial (no qual ele era o melhor jogador), ao lado de nomes como Carlos Alberto Torres. No novo time,  foi campeão Carioca em 1975 e em 1976, além de chegar à semifinal do brasileiro nesses dois anos. Em 1978 se transferiu para o Al Hilal da Arábia Saudita, onde encerrou a carreira em 1981.

                                Compilação de jogadas de Rivellino no Al Hilal, o último time que defendeu.

Encontrar vídeos com todas as jogadas de Rivellino durante um jogo, como os vídeos da Copa de 1970, é raro. Colocarei aqui todos os que eu consegui, e fica para quem quiser ver. 5 dos 6 jogos dele na Copa de 1974 estarão disponíveis. Nesse torneio, o Brasil apresentou-se mal, mas graças ao futebol do seu camisa 10, que terminaria como artilheiro do time, chegou até a semifinal. Há também um jogo da Copa de 78 (ele perdeu a maior parte da competição por lesão), mais um pela seleção em 76 e duas partidas pelo Corinthians.

  Copa de 1974, no empate contra a Escócia.

                         Copa de 1974, vitória por 3 a 0 contra o Zaire, Rivellino acabou com o jogo.

Copa de 1974. Apesar do bom futebol de Rivellino, o Brasil só passou da 1ª fase pelo saldo de gols.

"Reivellino" acabando com a Argentina, segunda fase de 1974.

   Esse gol foi marcado no único jogo da Copa de 1974 que não consegui achar as jogadas individuais dele na íntegra.

A partida contra a Holanda em que o Brasil foi eliminado. Quem assistir poderá ver que Rivellino tomou um soco e nenhuma punição foi aplicada ao holandês. Se ele tivesse sido expulso como deveria ter sido, será que o Brasil teria ganho essa Copa? Nunca saberemos.

Copa do Atlântico de 1976, grande atuação e golaço.

Rivellino contra a Inglaterra na Copa de 1978. Ele chegou machucado e não pôde jogar integralmente essa Copa.

Rivellino, já aposentado, em um amistoso pelo Corinthians. Por muitos dos vídeos apresentados, queria agradecer ao dono do canal "zouzinho 5" que tem vídeos de vários jogadores e vocês podem acessar clicando aqui.

Compilação de uma partida pelo Corinthians, a histórica virada contra o Palmeiras em 1971 (4x3).

Viva o eterno Reizinho do Parque! O gênio criador do elástico!


Nenhum comentário:

Postar um comentário