terça-feira, 23 de outubro de 2012

George Best, o quinto beatle

Maradona good; Pelé better; George Best (frase comum na Irlanda). George Best foi um jogador Irlandês, o melhor que seu país já produziu e um dos melhores da história do mundo. Sua habilidade fazia dele um dos jogadores mais divertidos de assistir, e ele é considerado até hoje o maior driblador europeu da história. Atuava como ponta ou meia e durante sua carreira recebeu o apelido de o "quinto beatle".

Est/e é George Best, o quarto maior artilheiro da história do Manchester, com 181 gols

Best gastou a maior parte de sua carreira jogando no Manchester United, levando o clube a conquistar dois campeonatos ingleses e uma Champions League, em 1968, ano no qual venceu a Bola de Ouro. Foi a primeira vez que uma equipe inglesa venceu a Champions. George tinha muitas qualidades como jogador, como uma alta capacidade de marcar gols, velocidade e aceleração, mas a mais notável delas era sua habilidade para o drible, comparável à de Garrincha. Vejam o vídeo abaixo.

Estimados colegas fãs do futebol, assistam esse vídeo e podem ser os melhores 15 minutos do dia de vocês (dependendo de como sua vida andar, até do mês). Vários dribles gols e assistências do gênio Best

Como vocês puderam notar, ele tem uma habilidade incrível, que o fez ser comparado a Garrincha. A imprensa começou a chamá-lo de "O Quinto Beatle" após uma vitória contra o Benfica, nas quartas de final da Champions, em 1966. O técnico havia pedido cautela na análise do adversário. Best ignorou e em 12 minutos já havia feito dois gols. 

Gols do jogo entre Manchester e Benfica, 1966. 2* (errata, eu havia escrito 3) gols de Best.

Fora de campo o compartamento e a aparência de Best ajudou o apelido a se popularizar. Best bebia bastante, ia a muitas festas, acompanhado de belas mulheres, e estava sempre com carros novos. Apesar de seu estilo "vida louca" o rendimento de Best seguiu alto por alguns anos, culminando na Bola de Ouro de 1968 (que veio junto do título da Champions League). 

Best contra a Escócia, 1967

Jogadas de Best contra o Benfica, na final da Champions

Em 1974, Best deixou o Manchester, com apenas 27 anos, em meio a uma campanha ruim do United, que acabou rebaixado. Best então ficou jogando em times de menor expressão do futebol inglês e norte-americano, apresentando apenas lampejos de sua genialidade.
Um desses momentos aconteceu em 1976, quando ele ainda jogava pela Irlanda do Norte. Seu país iria enfrentar a Holanda, tida como a melhor seleção do mundo à época. Horas antes do jogo, o jornalista Bill Eliot teve a oportunidade de conversar com Best. Abaixo uma adptação para o português desse diálogo.

- O que você acha sobre Cruyff?
- Um jogador de destaque.
- Melhor do que você?
- P****, você tá falando sério (Best olha para o jornalista e ri)? Você tá brincando, não tá? Eu te digo o que eu vou fazer hoje à noite... Eu vou dar uma caneta no Cruyff na primeira chance que eu tiver.

Até o momento não vi nenhum vídeo dessa jogada, mas a descrição feito pelo próprio Elliot diz o seguinte: Aos cinco minutos de jogo, Best recebeu a bola na lateral esquerda e em vez de ir em direção ao gol, passou por pelo menos três jogadores holandeses até chegar na lateral esquerda, onde estava Cruyff, e aplicou uma caneta no holandês, comemorando com um soco no ar quando efetuou o drible. Outro jornalista, Bert Nederlof, que havia afirmado que Best era apenas uma estrela decadente e não era mais um grande jogador, confirma que o craque irlandês fez um excelente jogo.


Vários gols de George Best no Manchester (segundo o título, todos, lembrando que muitos estão presentes no outro vídeo).

Claro, Best é muito mais lembrado por sua genialidade dentro de campo do que por seu comportamento fora dele, que é longe de ser exemplar para os jovens. Todavia algumas frases que expressam sua personalidade são muito engraçadas, razão pela qual vou transcrever algumas delas.
"Ele não chuta de perna esquerda, não cabeceia bem, não desarma e não faz muitos gols. Tirando isso ele é um bom jogador." Best sobre David Beckham.
"Em 1969 eu desisti de mulheres e do álcool. Foram os piores 20 minutos da minha vida."
"Uma vez eu disse ao Gazza (Paul Gascoigne) que o Q.I dele era menor que o número de sua camisa. Ele me perguntou o que era Q.I.
"Eu gastei 90% do meu dinheiro com mulheres, bebidas e carros. O resto eu desperdicei."
"Odeio táticas, elas me aborrecem. O que me importa são meus dribles, chego a sonhar com eles."
"Se eu tivesse nascido feio, vocês nunca teriam ouvido falar em Pelé".

Best faleceu em 2005, com 59 anos. Já havia passado por um transplante de fígado em 2002. Por causa da fragilidade do time da Irlanda do Norte, Best nunca jogou uma Copa do Mundo (se fosse inglês, me pergunto se a Inglaterra seria apenas uma vez campeã mundial). Apesar disso, Pelé uma vez disse que Best era o melhor jogador do mundo (notem que a carreira dele e a de Pelé têm um período comum).

Já usado aqui em outros textos, Football's Greatest. Alguma vez eu já disse que essa abertura é incrível?


Curta nossa página no facebook: http://www.facebook.com/aartfut?ref=ts&fref=ts

Postagem relacionada


Muitos se referem a Best como o "Garrincha irlandês". Clique AQUI para ler sobre o gênio das pernas tortas.



4 comentários:

  1. Caramba, o cara era um gênio mas se perdeu como tantos outros, em seu descontrole.
    hahahahaha ri muito com o apelido de "quinto beatle"!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente um grande jogador se perdeu no que o mundo oferece...

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, por razões obscurar o blogger está anexando um vídeo do Pelé na parte da final da champions. Estou usando o link certo, mas não sei o que ocorre. Desculpem.

    ResponderExcluir
  4. esse cara é uma lenda o talento sem comparaçao nossa

    ResponderExcluir