domingo, 28 de outubro de 2012

O Futebol Total

Hoje vamos falar sobre o "Futebol Total", termo usado para designar uma tática usada mais notadamente pela Holanda em 74. Falar sobre esse estilo de jogo implica em falar nas equipes lendárias que utilizaram essa filosofia. Vamos falar um pouco sobre seu surgimento e depois explicar melhor como funciona esse sistema de jogo.
A história nos diz que alguns times adotaram maneiras de jogar que lembram o Futebol Total, e essas equipes serviram de inspiração para o surgimento desse modo de jogo. É o caso da Áustria no começo dos anos 30, que venceu a competição que originou a atual Eurocopa, mas caiu na semifinal da Copa de 34 ante a Itália.
No entanto a equipe entitulada "Mágicos Magiares", a Hungria do começo dos anos 50, é lembrada por lançar as raízes do Futebol Total e por jogar de modo mais próximo ao da Holanda. Os resultados que a equipe liderada por Puskas e Kocsis alcançaram são notáveis, como uma série de 31 jogos invictos (a invencibilidade de 4 anos acabou justamente na final da Copa da Copa do Mundo de 1954, contra a Alemanha) e uma atuação incrível no mundial de 54, com 27 gols marcados.

Um vídeo rápido sobre a Hungria de 54.

No final dos anos 60, Rinus Michels trabalhou e refinou os conceitos táticos usados por Jack Reynolds, que o treinou nos anos 40, no Ajax, e estabeleceu o Futebol Total como a forma de jogar do Ajax. Ajudado pela boa, ou melhor, extraordinária, safra de jogadores que incluia nomes como Johan Cruyff e Johan Neeskens, o Ajax obteve muito sucesso, vencendo vários torneios no início dos anos 70, incluindo 3 Champions League seguidas (71, 72 e 73). 

Desenho tático do Ajax de Michels.

"Nós discutíamos o espaço o tempo todo. Johan Cruyff sempre falava sobre onde as pessoas deviam correr e onde elas deviam permanecer." - Barry Hulshoff, zagueiro do Ajax nos anos 70.
"Tratava-se de abrir o espaço, ir para o espaço, e organizar o espaço, como a arquitetura no campo de futebol." - Barry Hulshoff.

Melhores momentos de uma grande vitória do Futebol Total, na final da Champions ante o estilo defensivo da Inter

Todavia o mundo não era globalizado ainda, por isso em 74 era hora de mostrar o Futebol Total ao mundo no maior evento do esporte: a Copa do Mundo. Poucos meses antes do mundial, Michels assumiu o comando da seleção holandesa.

Desenho tático da Holanda de 74.

Bom, até agora eu apenas falei sobre como surgiu o Futebol Total e falei de alguns de seus usos notáveis, sem, em momento algum definir esse jeito de jogar. 
O Futebol Total é um sistema de jogo no qual um jogador que sai de sua posição é rapidamente substituído por um companheiro de time, mantendo a estrutura imaginada para a equipe. Nessa proposta fluida, nenhum jogador tem uma posição fixa, podendo qualquer um ser atacante, meia ou zagueiro.
Os princípios básicos do Futebol Total Holandês eram  marcação sob pressão alta, uso da linha de impedimento, inversões de posicionamento verticais. Após essa rápida explicação, vejamos agora alguns vídeos da equipe dirigida por Michels em 74.

Excelente análise, embora curta, feita com lances do jogo do Brasil com a Holanda.

Uma boa análise tática de como jogava a Holanda, usando lances da partida entre Holanda e Uruguai.

Continuação da Análise Anterior

A Holanda encantou o mundo e deixou seus adversários perplexos. Na primeira fase, duas vitórias e um empate. Na segunda, 3 vitórias, incluindo quatro a zero contra a Argentina e dois a zero no Brasil de Rivellino. Nas duas fases, os holandeses marcaram 14 gols e sofreram apenas 1.
Mas a final era contra a Alemanha, que tinha uma grande seleção, apesar de a Holanda ser favorita. Cruyff deu o pontapé inicial e após 13 toques recebeu de volta e sofreu penalti. Neeskens bateu e fez um a zero antes que o adversário ao menos tocasse na bola.
Mas a Alemanha tem a habilidade de ganhar de adversários com times melhores que o dela, e assim como havia acontecido com a Hungria de Puskas a Holanda tomou a virada. Cruyff sofreu com a dura marcação de Vogts enquanto Beckenbauer liderava os alemães, que tomaram conta do meio campo e venceram com gols de Breitner e Gerd Müller.
Apesar de ter perdido a Copa do Mundo, as inovações táticas trazidas pelo Futebol Total influenciam o futebol até hoje. Vemos isso em coisas simples, como o forte apoio dos volantes ao ataque, ou em fatos um pouco mais complexos, como a tática usada pelo atual Barcelona e pela seleção da Espanha.
Sim, porque o estilo que foi denominado Tiki-taka (o nome não é tão popular no Brasil), deriva do estilo de jogo utilizado por Cruyff em seu tempo de técnico no Barcelona. A diferença básica entre o Tiki-taka e o Futebol Total é que o primeiro tem como principal característica a troca de posições dos jogadores, e o segundo tem como pilar a circulação de bola. Em 2010, a Espanha derrotou os holandeses com o estilo de seus adversários. 
Acho que já falei o que eu queria sobre o Futebol Total, mas certamente retomarei o assunto em algum momento. Talvez o texto tenha ficado um pouco denso junto aos vídeos. Se ainda estiverem com fôlego, vou deixar aqui os melhores momentos dos jogos da Holanda na Copa de 74. Se quiserem uma dica, os jogos contra a Argentina e Brasil são os meus favoritos. Outro dia podemos falar mais sobre esse time e colocar os jogos completos.

Melhores momentos de Holanda 2, Uruguai 0. Já usamos imagens desse jogo.

0 a 0 contra a Suécia

Holanda 4, Bulgária 1

4 a 0 na Argentina e cabia mais. Dois gols de Cruyff. 

Holanda 2, Alemanha Oriental 0. Não ser confundida com a final.

O Brasil complicou a vida da Holanda, com um pouco mais de sorte poderia até ter ganhado. 2:50, que passe do Rivellino.

Embora a equipe Brasileira em 74 seja sempre muito criticada, porque boa parte dos atletas acabou jogando muito abaixo do esperado, esse foi o melhor jogo do Brasil na Copa de 74. Se Jairzinho e Paulo César não tivessem perdido gols feitos quando a linha de impedimento falhou (o jogo estava zero a zero), a seleção canarinho podia ter ganhado. 
No entanto, embora as duas equipes tenham criado chances quando tinham a bola, sem ela ficaram se chutando e esmurrando.

Que jogo violento! Como é que nenhum jogador da Holanda foi expulso?

A História nos diz que Futebol Total não dá certo com a Alemanha. Se bem que a Espanha ganhou em 2010.

Cruyff, o maior expoente do Futebol Total












Nenhum comentário:

Postar um comentário